Tenho um smartphone Huawei. E agora?

O corte de relações entre a Google e a Huawei implica a não actualização do sistema operativo dos smartphones da gigante chinesa. Mas será que os telemóveis são para deitar fora?




Se tens um smartphone da Huawei possivelmente ficaste preocupado com as últimas notícias – A suspensão de negócios entre a Google e a gigante chinesa.  Isto tem uma implicação muito séria pois a Huawei deixa de ter acesso às actualizações do sistema operacional Android e por conseguinte a segurança do smartphone poderá estar em risco.

Mas então o que deves fazer se tiveres um Huawei?

A curto prazo não deves fazer absolutamente nada a não ser continuar a usufruir do teu smartphone. A Google já veio a público informar que continuarão a ter acesso à PlayStore e poderão continuar a usufruir de todas as aplicações lá inseridas. O grande problema prende-se com o facto da impossibilidade de actualizar o sistema operativo. As principais razões destas actualizações são a correcção de erros e vulnerabilidades identificadas e nesse sentido, se o smartphone deixar de as receber ficará parado no tempo e a segurança dos teus dados e ficheiros poderá ficar comprometida.


Os meus dados e ficheiros ficarão vulneráveis?

A Huawei continuará a ter acesso à versão do Android através da licença de código aberto, mas a Google cessará o suporte técnico e colaboração. A gigante chinesa pode vir a desenvolver actualizações próprias, o que é provável, mas não com a eficácia da Google pois estão a trabalhar com produtos de terceiros e não próprios.

Caso esta situação não seja resolvida num curto espaço de tempo, os próximos smartphones da marca devem vir sem acesso à loja de aplicações da Google e serviços como o MAPS e Gmail. 





 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *