FarsolaTV

Notícias de cinema, séries, gaming, animes e tecnologia.

QUAL A MELHOR INTERNET PARA JOGAR ONLINE?

Jogar online é um dos passatempos preferidos de praticamente todos os gamers. O modo história já praticamente passa ao lado da maioria, desde que o modo online seja fantástico. Precisamente por isso, as produtoras têm vindo a caprichar na “story mode” e a fazer com que a sua complexidade e a emoção cativem toda a gente a usufruírem da totalidade do jogo.

Temos um óptimo exemplo de Call Of Duty, onde o online é o modo que mais cativa os gamers porém o modo história tem vindo a melhorar a olhos vistos. Razão essa que leva a todos os fãs a aderirem a ambos os modos.

Sendo o online a preferência de praticamente todos os gamers, um dos maiores problemas que pode afectar o seu desempenho e prestação na partida é precisamente a Internet. Afinal de contas o “lag” pode atrapalhar e causar mesmo a derrota.


Surge então a dúvida:

“Qual é a melhor velocidade de internet para se jogar online?”

“O que influência a velocidade da internet?”

“O que posso fazer para melhorar a ligação?”




Em primeiro lugar temos de diferenciar algumas coisas.

Cada jogo possui uma velocidade de upload e download diferentes e o que poderá influenciar também é a plataforma em que estão a jogar (PC, PS4, XBOX). Regra geral a diferença é mínima e poderás nem sentir as diferenças fruto das plataformas/jogos. O que irá influenciar é a localização do servidor. Quanto mais próximo for da tua localização, mais rápida será a velocidade.

Por exemplo: A velocidade de num servidor no país X de um jogo Y (na XBOX, PS4, PC) será praticamente a mesma.

O QUE SÃO AS VELOCIDADES DOWNLOAD E DE UPLOAD? E O PING?

Por exemplo, no Call Of Duty é necessário que todos os acontecimentos no MAPA (movimentos, tiros, baixas,etc) de todos os jogadores apareçam em tempo real no ecrã de cada um. A velocidade que determinará a rapidez desta acção é o “DOWNLOAD”.

No caso oposto, o que determinará o timing em que todos recebem as informações nos seus ecrãs que dás no teu comando em tempo real ao teu personagem, é a velocidade de “UPLOAD”.  

Ainda existe um outro factor que influencia a experiência do jogo online, que é o PING.



Para os jogadores do C.S 1.6 e ainda do Source, o PING era uma dor de cabeça terrível na hora de jogar online. Mas afinal o que é isto?

PING é a sigla para “Packet InterNet Grouper” e não é nada mais nada menos que o tempo, em milissegundos, que demora um pacote de informações a ir até um servidor e voltar. Isto significa que quanto menor for o “PING” mais rápido os comandos são executados.

Ex: Se o teu PING for de 350, significa que está a haver um “atraso” de 0.35 segundos no jogo.


HÁ ALGO MAIS QUE PODE INFLUENCIAR A VELOCIDADE DA MINHA INTERNET?

Sim, um outro factor que faz uma grande diferença é o modo pelo qual a plataforma está conectada à Internet. Se por WI-FI, se por cabo. Regra geral a ligação WI-FI tem um desempenho mais fraco que a ligação por cabo, portanto o meu conselho vai para que, se tiveres oportunidade, a ligação ao router seja sempre por cabo.


Qual é a melhor velocidade para se jogar online?

Como já referi a plataforma poderá ser irrelevante no que toca ao mínimo de velocidade exigida, no entanto embora para o PC aumentei um pouco mais o mínimo. Ainda assim, como digo, se notares alguma diferença, muito dificilmente será devido à plataforma.

Segundo o site: http://www.leak.pt

PLAYSTATION 4 / XBOX

VELOCIDADE DE DOWNLOAD – 3Mbps

VELOCIDADE DE UPLOAD – 1Mbps

PING – 150 ms

PC

VELOCIDADE DE DOWNLOAD – Acima dos 3MB/s (ideal 4/5Mbps)

VELOCIDADE DE UPLOAD – 1MB/s

PING – 100 ms


Se quiseres podes sempre fazer um teste à velocidade da tua internet no site da GOOGLE. Basta escreveres no motor de busca “TESTAR INTERNET”