
A nova geração de internet móvel, o 5G, passou para o plano real em alguns países mas, há uma inquietação e questionamento sobre os possíveis riscos para a saúde da radiação da nova tecnologia.
A nova tecnologia deverá chegar a Portugal ainda no final de 2020 e ainda está em fase de testes no Brasil, devendo chegar apenas em 2023.
Serão as preocupações atuais com a radiação do 5G motivo de alerta?
Tal como aconteceu nas redes anteriores, o 5G depende de sinais transmitidos entre uma antena e o smartphone. Estes sinais são transportados por ondas rádio e fazem parte integrante do espectro electromagnético.
Sabia que estamos constantemente rodeados desta radiação eletromagnética?
-
-
- Fontes artificiais: rádio, televisão, smartphones;
- Fontes naturais como o próprio sol.
-
Esta nova tecnologia utiliza ondas mais altas que as suas antecessoras e permite um acesso cada vez mais generalizado da internet e ainda numa velocidade cada vez maior. Por outras palavras, os sinais emitidos percorrem distancias mais curtas, daí a necessidade da instalação de mais antenas.
Existem preocupações?
Em 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que “não foi constatado nenhum efeito adverso à saúde causado pelo uso de telefones celulares”. Ainda assim, classificaram toda radiação de radiofrequência como “potencialmente cancerígena”.
“Há evidências que não chegam a ser conclusivas de que a exposição pode causar cancro em seres humanos”.
O uso de pó de talco e o consumo de legumes de conserva também são classificados com o mesmo nível de risco.
Há estudos?
Em 2018, o Departamento de Saúde dos E.U.A., desenvolveu um estudo onde expôs ratos a altos níveis de radiação de radiofrequência. Neste estudo, o corpo dos ratos foi exposto à radiação de telemóveis durante nove horas por dia, todos os dias e durante dois anos, ainda antes de nascerem. O estudo demonstrou que os ratos machos desenvolveram um tipo de cancro no coração.
Porém, não foi identificada nenhuma causa/efeito entre a exposição e o cancro. Ainda ficou documentado que os ratos expostos à radiação viveram mais tempo que o grupo de controlo.
“a exposição usada nos estudos não pode ser comparada diretamente à exposição que os seres humanos são submetidos quando usam telefone celular” afirma um cientista que participou na pesquisa.
O consultor sobre segurança telefónica, Frank De Vocht, afirma que “embora algumas pesquisas sugiram uma possibilidade estatística de aumentar os riscos de cancro para quem usa muito (telemóvel), até agora a evidência de uma relação causal não é suficientemente convincente para sugerir a necessidade de uma ação preventiva.”
Ainda assim, há médicos e cientistas que pedem o adiamento/suspensão do lançamento do 5G.
O 5G não possui ondas ionizantes
O fato de não ser ionizante significa que as próprias ondas não têm energia suficiente para separar o DNA e causar danos ao nível celular. Nos níveis mais altos do espectro eletromagnético (muito acima das frequências no 5G) há riscos claros de exposição prolongada à saúde.
Por exemplo, os raios ultravioletas do Sol estão nessa categoria prejudicial e podem conduzir a um cancro de pele.
“As pessoas estão compreensivelmente preocupadas com a possibilidade de elevar o risco de câncer, mas é crucial observar que as ondas de rádio são muito menos fortes do que a luz a que estamos expostos todos os dias”, diz Grimes.
E as antenas?
Esta nova tecnologia necessita de uma série de antenas que transmitam e recebam os sinais. Isto implica a instalação de uma quantidade enorme de antenas (fora as que já existem que também serão utilizadas).
Após a instalação destes transmissores cada um poderá ficar a operar com quantidades de energia mais baixos que a própria tecnologia 4G. Ou seja, a exposição a antenas 5G será menor.
O governo do Reino Unido decretou que as antenas situadas em locais de acesso ao público terão de atuar com campos de radiofrequência bastante inferiores aos níveis recomendados.
Em destaque
Amazon divulga acidentalmente preço da PlayStation 5
Milhares de números do WhatsApp publicados na internet – Confira o seu
Possível leak do design final da PlayStation 5